31 9209-3575

©2018 by Psicólogo Evandro Batista - Orientação Vocacional e de Carreira. Proudly created with Wix.com

Psicólogo Evandro Batista (CRP MG 04/32267)

Construindo projetos de vida.

O Teste Vocacional ajuda escolher a Faculdade

Com certeza você já viu muitas ofertas de Teste Vocacional on line, grátis, etc. Mas será que eles funcionam? Os resultados são tão quanto dos testes aplicados por psicólogos? Será que só teste vocacional para saber escolher uma faculdade? Entenda as vantagens, desvantagens e limites dos testes vocacionais.

Por ter chegado até aqui, provavelmente, você faz parte do imenso grupo de pessoas que hoje buscam respostas simples e rápidas para todas as questões. E sua principal questão a "resolver" deve ser a Escolha Profissional ou o Planejamento de Carreira . Saiba que você não é o único.Todos os dias milhares de jovens, a maioria adolescentes, procuram por Testes Vocacionais com a esperança de descobrir a sua profissão ideal.


Mas será que esses tais Testes Vocacionais funcionam? Será que todos os testes são iguais?

 
gráficos

O que é um teste?

Bola de cristal ou ferramenta de pesquisa?

Os testes existem para medir o nível e a qualidade do resultado de qualquer coisa: aprendizado na escola, habilidade esportiva, capacidade de memória, etc. Logo, para atingir esse objetivo,  todo teste se configura como, um conjunto de tarefas sistematizadas. Isso significa que os testes tem de ser organizados e com estrutura e regras claras.

Existem testes dos mais variados tipos, desde provas situacionais até redações e questões de cálculo.  Dentro do campo da psicologia existe uma área especializada em desenvolver testes para a avaliação das mais variadas características: a Psicometria.

Porém, nem todo teste é um Teste Psicológico.

 
Criança no Psicólogo

Teste Psicológico

Poderosa ferramenta de pesquisa

O Teste Psicológico nada mais é do que um teste validado para medir funções psicológicas como memória, atenção, inteligência, personalidade, habilidade social, maturidade de escolha, etc.


O Teste Psicológico pode se basear em respostas conscientes, como auto-avaliar algum comportamento (por exemplo, classificar a frequência com que se esquece de alguma tarefa).

Por outro lado, os Testes Psicológicos também podem ser compostos por tarefas aparentemente sem sentido, mas que permitem observar o estilo inconsciente ou automático de executá-las (por exemplo, reproduzir um modelo de traços verticais de 7,5 mm).

 
Teste Vocacional 2.jpg

Teste Vocacional

Um objetivo especifico

Como os demais, o Teste Vocacional é um conjunto de tarefas que configuram uma situação sistematizada, mas, nesse caso, para avaliar especificamente gostos, interesses, ou aptidões profissionais.

Do mesmo modo, nem todo Teste Vocacional é um Teste Psicológico

 
pexels-photo-440585_edited.jpg

As vantagens dos Testes Psicológicos

Os dois grandes diferenciais que permitem um alto grau de confiança nos resultados dos Testes Psicológicos

Validade

Pode parecer estranho, mas ter validade significa que, ao contrário dos demais, os Testes Psicológicos foram testados! Na prática, os Testes Psicológicos passam por uma extensa pesquisa para saber se eles são mesmo capazes de medir aquilo que querem medir.

A partir da pesquisa de validação do Teste Psicológico, é possível comparar o resultado de uma pessoa com o resultado esperado para pessoas com o mesmo perfil (sexo, idade, escolaridade, etc.).

Regulação

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é o órgão responsável por avaliar tanto a construção como a utilização dos Testes Psicológicos, uma vez que são instrumentos de uso exclusivo dos psicólogos. Portanto, o CFP:


(I) avalia a pesquisa para decidir se o Teste Psicológico é válido;


(II) define o período para revisão e atualização do teste; e


 (III) fiscaliza o uso correto do Teste Psicólogos de acordo com a técnica e teoria adequada.

 
Revela_profissão_ideal.jpeg

O Teste Vocacional revela a sua profissão ideal?

Não, mas mostra os seus maiores interesses

Embora os Testes Psicológicos consigam levantar muitas informações corretas sobre você, especialmente seus principais interesses profissionais, o Teste Vocacional não substitui a sua capacidade de escolha.

Na verdade, o resultado do Teste Vocacional é uma informação muito relevante (e de qualidade) que, dentre outras, você deve considerar na Escolha Profissional e no Planejamento de Carreira.

Existem muitas coisas que você precisa avaliar na hora de escolher a profissão e planejar a carreira (pressão da família, remuneração, inserção no mercado de trabalho, local de estudo e de trabalho, etc.).

Por isso, o Teste Vocacional é apenas mais uma ferramenta dentre tantas outras da Orientação Vocacional.