31 9209-3575

©2018 by Psicólogo Evandro Batista - Orientação Vocacional e de Carreira. Proudly created with Wix.com

Psicólogo Evandro Batista (CRP MG 04/32267)

Construindo projetos de vida.

Fases da Orientação Vocacional
Escolha Profissional, Mercado de Trabalho e Planejamento de Carreira

Você sabia que toda Orientação Vocacional ou Profissional passa necessariamente por três fases? Você sabia que o teste vocacional é apenas mais uma ferramenta de Autoconhecimento? Mercado de Trabalho e Planejamento de Carreira. Conheça como é cada uma das Fases da Orientação Vocacional antes de escolher uma faculdade.

Orientação Vocacional é organizada para auxiliar os jovens e adolescentes a identificar e analisar mais fácil e rapidamente os diversos fatores que infuenciam a Escolha Profissional e o Planejamento de Carreira. Independentemente da abordagem teórica da psicologia ou das técnicas utilizadas, a Orientação Vocacional passa por três fases: Autoconhecimento, Mercado de Trabalho e Planejamento de Carreira.

 

Autoconhecimento

São  tarefas, atividades e estímulos para o levantamento do maior número de informações pelo próprio adolescente para que ele possa refletir sobre seu estilo de vida, seu jeito de interagir com os outros, seus princípios e valores morais (bem, mal, justo, injusto, etc.), dificuldades e facilidades de aprendizagem e convivência, etc.


Combina e cria uma variedade de técnicas da psicologia, desde meditação e relaxamento até exame do estado mental.


Geralmente, essa fase inicia com uma entrevista de anamnese, passa por tarefas como jogos, dinâmicas, preenchimento de questionários, escalas, inventários, etc., e termina com aplicação e discussão dos resultados dos Testes Psicológicos, inclusive do Teste Vocacional.

Os interesses profissionais identificados na fase Autoconhecimento serão o objeto da pesquisa no Mercado de Trabalho feita pelo adolescente.

 

Mercado de Trabalho

Descobrindo a realidade das profissões

É o aprendizado de como e onde buscar informações sobre cursos, instituições de ensino e profissões. O adolescente é orientado e realiza uma pesquisa no mercado de trabalho sobre as profissões cujo interesse foi identificado na fase de Autoconhecimento.


O objetivo é levantar o máximo de informações sobre essas profissões como locais onde estudar, tempo de estudo, salário, horas trabalhadas, entrada no mercado, etc. As técnicas utilizadas nessa fase podem incluir tarefas como entrevistas, visitas in loco, pesquisa em sites especializados, etc.

Por meio dessa pesquisa , o adolescente, além de romper com as ilusões sobre algumas profissões, faz o principal: elabora uma lista de possibilidades profissionais para construir o Planejamento de Carreira.

 

Planejamento de Carreira

Traçando a rota e abrindo caminhos

O adolescente se conscientiza sobre as principais interferências na sua Escolha Profissional e, consequentemente, no seu Planejamento de Carreira.


Essa é a fase onde o adolescente encara diretamente as questões sobre o seu futuro: "O que eu quero para minha vida?", "O que me deixaria plenamente satisfeito com minha vida?", "O que preciso para ter uma vida feliz?".

As reflexões sobre essas questões são registradas e desdobradas pelo adolescente em etapas a serem cumpridas.

Então, por meio da análise, síntese e integração de todas as informações de Autoconhecimento e do Mercado de Trabalhoo adolescente esboça seu Projeto de Vida.